06 novembro 2006

PRIMEIRA LINHA DE TGV COM PARAGEM EM ELVAS/CAIA ?



Sera verdade esta noticia?


Há já algum tempo que o ministro das Obras Públicas, Mário Lino anunciava que a primeira linha de TGV (comboio de alta velocidade), a executar entre Lisboa e Madrid ia ter paragem em Elvas/Caia e também em Évora. A notícia foi agora, novamente, reforçada. Perante esta situação, José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas mostra-se extremamente satisfeito, salientando também que, no que diz respeito às mercadorias "vai fazer-se um grande investimento para que a linha de Sines-Elvas-Madrid esteja também executada até 2010, com a plataforma logística multimodal executada".
Neste sentido, e se, no futuro, Elvas vier a ter os serviços de que se fala "pensamos que o Norte Alentejano começa efectivamente a ter alguns projectos e serviços estruturantes para o seu desenvolvimento", sublinha o autarca.
Segundo notícias avançadas no decorrer do fim-de-semana passado, parte do traçado do TGV deverá, segundo o Governo, estar concluído mais cedo do que o previsto. A ligação entre Lisboa e Madrid vai começar a ser construída dentro de dois anos, estando a sua conclusão prevista para 2013. Em 2015 será a altura de inaugurar a linha Lisboa-Porto, com paragens na Ota, Aveiro e Coimbra. Em Lisboa, o TGV dará entrada pelo lado Norte e confirma-se, de acordo com o Jornal Público a terceira travessia do Tejo, o que obrigará à construção de vários quilómetros de túneis e viadutos. No entanto, a estação central ainda não tem localização definida. Já no Porto o TGV entrará pela Ponte de S. João, e Campanhã será a sua estação de origem, ficando para mais tarde a ligação ao Aeroporto Sá Carneiro. A actual estação de Coimbra B também será servida pela alta velocidade, sendo que Aveiro, Leiria, Évora e Elvas/Caia ainda não têm a sua localização definida. Na Ota, o TGV vai passar e parar a nascente do aeroporto.
Uma das ambições do Governo é conseguir que, em 2015, 90 por cento dos portugueses consigam viajar de comboio entre os principais centros urbanos em menos de três horas, não só graças ao comboio de alta velocidade, mas a todo o projecto definido para o sector ferroviário. O projecto vai custar 7.700 milhões de euros, um montante pago em 40 por cento pelos cofres do Estado, 22 por cento por fundos comunitários e os restantes 38 por cash-flow operacional.

In FN

10 comentários:

Anónimo disse...

TGV para quê?
Para os ricos irem a Madrid comprar roupa?

Évora e Beja têm ligações rápidas a Lisboa, através do inter-cidades duas vezes por dia.

Portalegre continua a não ver nada em ligações ferroviárias.

O distrito de Portalegre é o único distrito do país sem inter cidades.

O TGV só vai servir para gastar dinheiro aos contribuintes.

Onde param os ilustres defensores do distrito de Portalegre?
Estão no Parlamento a fazer o quê?

Para mim estão a dormir!

O Semeador ao Pó das Obras

Anónimo disse...

Lisboa e Évora “mais perto”
O troço ferroviário Casa Branca-Évora, remodelado e modernizado, foi inaugurado dia 5 de Novembro pela CP, marcando o início da circulação de comboios Inter cidades entre Évora e Lisboa (Estação do Oriente), em viagens com a duração de 1h45m.
A renovação do troço Casa Branca-Évora permite à CP introduzir, a partir de domingo, seis comboios IC entre Lisboa e Évora (três em cada sentido).

Em Portalegre vai-se de automotora que demora horas,horas,horas ou de expresso da R.N. que demora horas, horas, horas

Assim vai o desenvolvimento a passo de caracol dos "bananas" distrito de portalegre governado por "sacanas"

Anónimo disse...

O problema é que em Évora há Lobbies poderosos e por cá bananas a mandar. Aposto que nunca teremos o intercidades em Portalegre. Para que quero eu um TGV em Elvas? para ir para Lisboa numa viagem de 50 Euros apó já ter feito 50 Quilómetros de carro ou para ir para MAdrid numa viagem de 150 Euros quando posso ir de Avião por metade do preço. Ok, é bom para a região mas o Intercidades era fulcral para Portalegre.

Anónimo disse...

Não batam só nos deputados excurcionistas. Então os do PSD que também por lá passaram, e até os comunistas. Alguém conseguiu fazer alguma coisa? Nada! E sabem porquê? Porque não temos estado unidos quando é preciso. Em Èvora puxam todos para o mesmo lado, e cá vamos sacudindo a àgua do capote, e com isso, vamos enchendo a barriga dos já gordos eborenses! Ceia da Silva, Calha, Matos Rosa, Leonor Beleza, Joaquim Miranda, Maçãs, o que é que conseguiram? ZERO NÉPIA

Anónimo disse...

Isso é muito verdade, estes rosinhas que lá estão não fazem nada, mas o outro que é de Portalegre, dizem que mora cá, e foi pelas listas de Lisboa, ainda é uma vergonha maior. Então e os cabeças de lista paraquedistas do PSD, Leonor Beleza, e o inelegível Neves, ex-ministro da agricultura? Isto é de anedota, e depois o distrito todo é que as paga. Pelos menos em Elvas, a malta orienta-se, é o Laboratório para a Agricultura, é o TGV, é a prisão de alta segurança, e em Portalegre, será que o Mata Mata não consegue dar uns gritos a exigir mais investimentos para aqui. Só a Escola de Hotelaria e Turismo, e isso nem é dele, bem pelo contrário, até a atrasou com as suas trapalhadas.

Anónimo disse...

Mas para que querem comboios se depois ninguém os utiliza ????
A linha de Portalegre só funcionaria se a estação fosse na cidade de Portalegre, não é ter ficado a 12 kms...

Anónimo disse...

Ó PTG Ferrenho, tens toda a razão pá, este é daqueles investimentos que não se justificavam para Portalegre. Era ter por ter. Precisamos de muito mais coisas do que isto.

Anónimo disse...

Isto é tudo despesismo ridiculo.

Elefantes brancos a cheirar mal, assim como a negociata da Ota...

Aqui mais perto temos a ESTUPIDEZ do IC13, que acabou por ser uma porcaria de uma estrada paralela à existente para o Crato! Quem vai pagar mais esta idiotice politica, só porque o PCMCrato assim o quis???

Afinal quem servem estas expropriações e estas obras???

E nós a apertar o sinto para pagar estas barbaridades!!!

Anónimo disse...

viva elvas!

Anónimo disse...

O Maior problema de todos é Portugal ser uma aldeia. Aqui por Elvas as coisas não vão assim tão bem...o hospital parece-me que mais dia menos dia irá virar um Centro de Saúde, a maternidade já-se foi, (agora as novas gerações são todas espanholas), a prisão de alta segurança, nunca mais se ouviu falar dela... Quanto ao TGV acho que teremos de o ir apanhar a Badajoz, porque em território português acho que não teremos hipótese. Portanto caros amigos, estamos todos no mesmo barco, e parece-me que ele já há um certo tempo que está a meter água...