18 novembro 2006

RUA 19 DE JUNHO NOVAMENTE CORTADA AO TRÂNSITO - COMERCIANTES QUEIXAM-SE DA QUEBRA DO NEGÓCIO




Passados mais de dois meses das obras de colocação de infra-estruturas de Telecomunicações entre a Rua 19 de Junho e a Praça do Município, as referidas artérias encontram-se novamente com o trânsito cortado. Desta vez, as obras que estão a decorrer são da responsabilidade da EDP. No entanto, a Câmara Municipal de Portalegre está em articulação com a empresa, porque a vala está pendente de duas situações.


"A primeira tem a ver com uma imposição do IPPAR que consiste no acompanhamento arqueológico da abertura da vala e a segunda está relacionada com o facto de o cabo eléctrico ter de ser colocado todo de uma vez", na medida em que "não é compatível com a execução de juntas", esclarece o vereador Luís Calado. No entanto, o vereador sublinha que a execução da empreitada tinha que ser feita em duas fases, porque a Rua 19 de Junho "tem um colector de esgotos a meio". Numa primeira fase, a abertura da vala serviu para colocar, entre outras infra-estruturas, a conduta de gás, sendo que "tem de existir uma distância de segurança entre a conduta de gás e o cabo eléctrico", declara Luís Calado. Neste sentido, o vereador afirma que "estes factores levaram a que a obra tivesse que ser executada por duas valas".



A finalização das obras é ainda uma incógnita, atendendo ao factor do acompanhamento arqueológico. No entanto, Luís Calado adianta que a EDP, em consonância com a Câmara, "vai tentar fazer isso o mais breve possível".

Apesar de o vereador garantir não ter nenhum conhecimento de queixas por parte dos moradores e comerciantes da Rua 19 de Junho, a verdade é que existe alguma indignação. Foi com o objectivo de darmos voz aos comerciantes e moradores que saímos à rua e os questionámos se a execução da empreitada entre a Rua 19 de Junho e a Praça do Município influenciou ou não a sua rotina diária. Apesar de considerarem que as obras são necessárias e que os empreiteiros da empresa "impecáveis", os comerciantes garantem que desde que a Rua foi cortada ao trânsito verificaram uma quebra nas vendas.

In FN

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente grande feitiço que o Sr.Cáceres fez aos portalegrenses. Face ao total caos em que todas as obras se realizam nesta cidade, as reacções dos comerciantes, são no minimo, timidas. Fosse outro o presidente, e já tinha caído o carmo e a trindade. A verdade é que pior que os buracos das obras, são sem duvida os buracos financeiros que este senhor vai deixar quando acabar este mandato, ou alguém ainda acredita que ele se vai recandidatar no estado em que está a deixar as finanças da Câmara. Agora o próximo embate vai ser o da água, quando chegar a factura em Fevereiro, quero ver como a habitual bonomia portalegrense se vai manifestar!