03 outubro 2006

Noticias antigas. E as conclusões?

Apesar de ser bastante antiga a noticia, não me lembro de ouvir qual a conclusão do caso. Alguém sabe?

08 de Novembro 02 )




Cerca de duas dezenas de efectivos da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portalegre estão sob investigação por suspeita de corrupção, segundo revela, hoje, «Jornal de Notícias», um caso confirmado pelo director nacional da corporação.

Mário Morgado confirmou jornal que foi o próprio comandante da PSP de Portalegre, subintendente Martins Cruz, recentemente empossado no cargo, que denunciou este caso que envolve vários agentes, chefias, funcionários civis e um antigo comandante da polícia local.

O «Jornal de Notícias» indica ainda que o esquema alegadamente utilizado consistia em compras fictícias pelo comando da PSP de Portalegre a várias empresas, sendo o dinheiro distribuído pelos cerca de 20 elementos alegadamente envolvidos, um valor que lesou o Estado português em vários milhares de euros.

Por seu lado, o «Correio da Manhã», que também noticia esta suspeita, refere que são 15 os agentes envolvidos e que entre as irregularidades detectadas encontra-se a a existência de material em armazém, sem utilização, depois de ter sido adquirido para encobrir desvios de montantes do mesmo valor.

O anúncio deste novo caso de investigação a elementos de forças de segurança, por suspeita de corrupção, surge na sequência da detenção, na terça-feira, de 38 elementos da Brigada de Trânsito da Guarda Nacional Republicana.

O «Jornal de Notícias» noticiou, ontem, sem indicar fontes, que 60 elementos da PSP do Porto estavam sob investigação da Inspecção Geral da Administração Interna, o que Rodrigues Maximiano, responsável da IGAI, veio a desmentir.

O semanário «Independente», que também dá conta desta notícia acerca da PSP de Portalegre, diz que eram casos como este que Mário Morgado se referia quando falava em «abstracto», referindo-se a investigações semelhantes à da BT da GNR poderiam ocorrer na Polícia de Segurança Pública.

O semanário acrescenta que a Polícia Judiciária já enviou para Portalegre agentes da Direcção de Combate à Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira e que a Direcção Nacional de polícia de Segurança Pública já enviou para o Ministério Público suspeitas de irregularidades financeiras detectadas no Comando de Portalegre.

In TSF

Sem comentários: